top of page

PALESTRAS

Conheça um pouco mais sobre as palestras que ocorrerão durante a Semana Acadêmica da Física UFRGS.

O Telescópio Espacial James Webb

No dia 25 de Dezembro de 2021 cientistas de todo mundo, em particular pesquisadores da área de Astrofísica, ganharam de presente o maior e mais sofisticado telescópio espacial já lançado, destinado a responder questões fundamentais sobre o Universo, como: (1) quando surgiu a primeira luz? (2) Quando e como se formaram as primeiras galáxias e Buracos Negros Supermassivos? (3) Qual a composição química da atmosfera de exoplanetas? Há indícios da presença de vida? (4) Qual é o papel dos Buracos Negros Supermassivos na evolução das galáxias? Nesta palestra, vou descrever o telescópio James Webb e seus instrumentos, como começa a responder às questões acima com imagens e resultados já obtidos, e sobre um projeto que foi aceito para o primeiro ano de observações do qual participo.

Simulações de galáxias

Rubens Machado - UTFPR

Galáxias são sistemas compostos de estrelas, gás e matéria escura. Através de simulações numéricas, podemos analisar a evolução dessas componentes ao longo de bilhões de anos. Neste seminário apresentaremos um breve panorama sobre algumas das técnicas computacionais empregadas no estudo de dinâmica galáctica: simulações gravitacionais de N-corpos e cálculos orbitais em potenciais analíticos.

A de(s)colonização da divulgação das ciências físicas: desafios e oportunidades

Alan Alves Brito - UFRGS

Apresentarei, nesse seminário, ideias e práticas que temos articulado para criar e promover programas de divulgação em ciências capazes de tensionar modelos cosmofóbicos.

Água: da Era do Gelo à Nanociência

Márcia Barbosa - UFRGS

Água possui mais de 70 comportamentos anômalos, nos quais difere dos demais materiais. Os comportamentos usuais no bulk são razoavelmente compreendidos. Nesta palestra iremos mostrar alguns comportamentos da água pouco usuais que ocorrem na nanoescala e como eles podem ser usados para limpar ou obter mais água em ambientes com stress hídrico.

Aceleradores de Elétrons Baseados em Plasmas

Alexandre Bonatto - UFCSPA

A propagação de um pulso laser intenso (ou de um feixe carregado) em um plasma quiescente pode perturbar a densidade desse plasma. Sob condições apropriadas, essa perturbação, que se propaga com seu elemento causador (laser ou feixe), produz campos de rastro (wakefields) com amplitudes da ordem de GV/cm, que são utilizados para acelerar partículas carregadas. Nesta apresentação, serão discutidos os princípios físicos, as vantagens e as limitações da aceleração de elétrons baseada em plasmas. Serão apresentados os principais esquemas e regimes de aceleração, bem como as possíveis futuras aplicações dessa tecnologia. Além disso, será discutida a colaboração do Grupo de Física de Feixes da UFCSPA com o Centro de Lasers e Aplicações do IPEN, com o objetivo de desenvolver um acelerador de plasma a laser para investigar a produção de radioisótopos via fotoativação.

RP e PIBID como espaços de formação de professores

Alexander Montero Cunha - UFRGS

Os programas de formação como o Residência Pedagógica e o PIBID são comumente associados a necessidade de uma formação inicial de professores mais próxima da realidade escolar. Essa associação decorre principalmente pela dificuldade que os professores recém formados possuem em desenvolver os conhecimentos aprendidos durante a sua formação inicial em contextos reais da docência. Neste seminário, pretendo apresentar que há certo reducionismo em justificativas como esta para os programas como o RP e o PIBID a partir da problematização destes programas enquanto espaços de formação inicial e continuada docente, bem como  enquanto política de formação de professores.

Mesa Redonda-Física Egressos

Anna Barbara de Andrade Queiroz - Doutoranda em Astrofísica
Demétrius William Lima - Professor
Janine Hastenteufel Dias - Física de Radiodiagnóstico
Jamile Katiele Fritzen - Engenheira de Dados

Venha conhecer um pouco das possibilidades de carreira que você pode seguir após terminar o curso de física com egressos da UFRGS que seguiram diferentes caminhos na sua carreira. 

Epistemologia e Sociologia na Pesquisa em Ensino de Física

Fernanda Ostermann & Matheus Monteiro Nascimento - UFRGS

A profª. Fernanda Ostermann e o prof. Matheus Monteiro Nascimento vão trazer um panorama da Pesquisa em Ensino de Física, focando nas questões epistemológicas e sociológicas que estão em evidência na área.

Tecnologia e Informação do Ensino de Física

Dioni Paulo Pastorio - UFRGS

Nessa palestra, o professor Dioni Paulo Pastorio irá falar sobre metodologias ativas e novas tecnologias que ele vem pesquisando dentro do ensino de física.

Cosmologia Moderna: Passado, Presente e Futuro

Rafael Nunes - UFRGS

O acúmulo gradual de dados realizado nas últimas décadas, pelos mais diversos experimentos, têm nos permitido  mapear com grande precisão a dinâmica e composição do Universo, bem como as variadas estruturas e objetos. Nesta palestra irei discutir os principais problemas em aberto da cosmologia moderna, bem como as principais conquistas realizadas até o presente momento. Por fim, discutirei algumas perspectivas futuras que podem lançar luz aos nossos principais problemas atuais na cosmologia.

História e filosofia e sociologia da ciência

Leonardo Albuquerque Heidemann & Nathan Willig Lima - UFRGS

EM BREVE MAIS INFORMAÇÕES

A saúde mental na pós-graduação e uma escuta necessária

Neuziane Ule - UFRGS

Nessa roda de conversa, serão discutidos os desafios que estudantes da pós-graduação enfrentam e que tem afetado a qualidade de vida destas pessoas. Essa escuta será qualificada e com o compartilhamento de experiências de Neuziane, que tem estudado essa temática. Estudantes de todos os níveis são bem vindes para compartilhar e ouvir.

Mecânica quântica sem ação fantasmagórica

David Möckli - UFRGS

Em um primeiro curso de mecânica quântica, aprendemos que a função de onda evolui segundo a equação de Schrödinger. Depois, o livro postula a regra de Born que nos permite associar probabilidades a resultados de medida. A regra funciona fabulosamente bem. O que aprendemos sobre o significado físico da função de onda? Não muito. Até hoje, não há consenso. Problemas em aberto na área de fundamentos da mecânica quântica requerem que o significado da função de onda seja esclarecido. Algumas das perguntas incluem: Onde a informação quântica é processada? Existem fenômenos não-locais? A mecânica quântica é intrinsecamente probabilística? Discutirei elementos de filosofia da mecânica quântica, e o emaranhamento quântico nas interpretações epistêmicas, Bohmianas e Everettianas. Ao contrário do que é comumente divulgado, mostrarei que o teorema de Bell não exclui uma teoria realista e local. E mesmo em teorias não-realistas (epistêmicas), não precisamos descartar a localidade.

Divulgação Científica na Internet em perspectiva histórico-crítica: ciência, educação e os limites do entretenimento.

Alexandre Rodrigues Barbosa- O Afrofísico - UFBA

A divulgação científica tem longa história no Brasil e no mundo; atualmente, com o advento das novas tecnologias, o movimento de divulgação científica tem acontecido tanto de maneira institucionalizada quanto de maneira não-institucionalizada, a partir de iniciativas autônomas de criadores de conteúdos científicos na internet. Compreender o cenário da Divulgação Científica na internet torna-se necessário, pois há obstáculos epistemológicos que podem comprometer o processo de compartilhamento de conhecimentos científicos com o público não-especializado. Na palestra discutiremos alguns destes obstáculos, de modo a (re)conhecer e caracterizar o movimento de DC nos tempos atuais.

bottom of page